EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA
A criança e a importância da atividade física
O desenvolvimento da criança é um processo
contínuo e dinâmico, exige movimento, muita afetividade, estímulo à
inteligência e à socialização. Podemos estimulá-la tendo o cuidado de não forçá-la a fazer
o que não gosta, mas motivá-la a conhecer atividades diferentes.
Os pais tem participação fundamental neste
processo, devem criar oportunidades de laser com os filhos, atividades como
dançar, caminhar, correr, pular corda andar de bicicleta e outras brincadeiras
podem ser incorporadas no dia a dia e realizadas em família em casa ou em
locais como praças públicas, parques e até mesmo na rua de casa.
Ao contrário do que muitos acreditam a educação
física na escola não é simplesmente um intervalo para brincar. Há uma proposta
pedagógica que traz muitos benefícios tais como:
Conhecer
e dominar o próprio corpo.
Auxiliar
no desenvolvimento da inteligência ou cognitivo.
Estimular
as relações com as outras pessoas.
Desenvolver
competências como comportamentos saudáveis, atitudes e valores.
Incorporar
hábitos saudáveis como o esporte e atividades de lazer.
Ajudar
no desenvolvimento da autonomia e na formação do caráter.
Elevar a
autoestima
Além de
tudo, na educação física os alunos tem a oportunidade de conhecer a diversidade
de culturas, uma vez que os jogos, os
esportes, as danças, as lutas e as diversas formas de ginásticas estão
presentes na cultura de diversos países.
Nenhum comentário:
Postar um comentário