quarta-feira, 4 de junho de 2014

Uma reflexão da brincadeira


EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA

A criança e a importância da atividade física

    O desenvolvimento da criança é um processo contínuo e dinâmico, exige movimento, muita afetividade, estímulo à inteligência e à socialização. Podemos estimulá-la tendo o cuidado de não forçá-la a fazer o que não gosta, mas motivá-la a conhecer atividades diferentes.
         Os pais tem participação fundamental neste processo, devem criar oportunidades de laser com os filhos, atividades como dançar, caminhar, correr, pular corda andar de bicicleta e outras brincadeiras podem ser incorporadas no dia a dia e realizadas em família em casa ou em locais como praças públicas, parques e até mesmo na rua de casa.
     Ao contrário do que muitos acreditam a educação física na escola não é simplesmente um intervalo para brincar. Há uma proposta pedagógica que traz muitos benefícios tais como:
Conhecer e dominar o próprio corpo.
Auxiliar no desenvolvimento da inteligência ou cognitivo.
Estimular as relações com as outras pessoas.
Desenvolver competências como comportamentos saudáveis, atitudes e valores.
Incorporar hábitos saudáveis como o esporte e atividades de lazer.
Ajudar no desenvolvimento da autonomia e na formação do caráter.
Elevar a autoestima

      Além de tudo, na educação física os alunos tem a oportunidade de conhecer a diversidade de culturas,  uma vez que os jogos, os esportes, as danças, as lutas e as diversas formas de ginásticas estão presentes na  cultura de diversos países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário