quarta-feira, 4 de junho de 2014

Uma reflexão da brincadeira


EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA

A criança e a importância da atividade física

    O desenvolvimento da criança é um processo contínuo e dinâmico, exige movimento, muita afetividade, estímulo à inteligência e à socialização. Podemos estimulá-la tendo o cuidado de não forçá-la a fazer o que não gosta, mas motivá-la a conhecer atividades diferentes.
         Os pais tem participação fundamental neste processo, devem criar oportunidades de laser com os filhos, atividades como dançar, caminhar, correr, pular corda andar de bicicleta e outras brincadeiras podem ser incorporadas no dia a dia e realizadas em família em casa ou em locais como praças públicas, parques e até mesmo na rua de casa.
     Ao contrário do que muitos acreditam a educação física na escola não é simplesmente um intervalo para brincar. Há uma proposta pedagógica que traz muitos benefícios tais como:
Conhecer e dominar o próprio corpo.
Auxiliar no desenvolvimento da inteligência ou cognitivo.
Estimular as relações com as outras pessoas.
Desenvolver competências como comportamentos saudáveis, atitudes e valores.
Incorporar hábitos saudáveis como o esporte e atividades de lazer.
Ajudar no desenvolvimento da autonomia e na formação do caráter.
Elevar a autoestima

      Além de tudo, na educação física os alunos tem a oportunidade de conhecer a diversidade de culturas,  uma vez que os jogos, os esportes, as danças, as lutas e as diversas formas de ginásticas estão presentes na  cultura de diversos países.

Palavra Cantada Brincadeiras Musicais

terça-feira, 3 de junho de 2014

quinta-feira, 15 de maio de 2014

BRINCADEIRAS DE CRIANÇA
Em qualquer parte do mundo, o brincar sempre será um momento muito importante para a
criança, será a oportunidade que terá para crescer, conhecer o mundo do adulto, desenvolver
sua fantasia, imaginação, criatividade, explorar seus sentimentos, desenvolver sua capacidade
de concentração e atenção e nutrir sua vida interior. Ou seja, trabalhar o que tem de mais
sério, de mais necessário, de mais vital: o crescimento e o desenvolvimento da vida.
Dessa forma, as brincadeiras e os jogos devem ser pensados e preparados para estimular a
criança a brincar, convidando-a a explorar, a sentir, a experimentar, a viver!
Pois brincar é coisa séria, é desenvolver um pensar vivo, criativo, é ter alegria e poder
dialogar com a vida de forma livre. É como uma viagem de trem, na qual você terá a
oportunidade de sentir a brisa tocando seu rosto, sentir o aroma do perfume das flores, sentir o coração bater mais forte, lembrando-se do seu sorriso de criança, das cantigas de roda, dos
momentos de brincadeiras, das histórias ouvidas e compartilhadas

Rubem Alves via  Apoio Brasil (Facebook)

sexta-feira, 9 de maio de 2014


Brincar de Amarelinha

brincar de amarelinhaPrimeiramente, é preciso desenhar no chão (calçada ou quintal de casa) os numerais de 0 a 10 conforme o desenho ao lado. Feito isso, o primeiro participante da brincadeira joga uma pedra no número 0 e pula nos outros quadrados na ordem crescente e com um só pé quando estiver um quadrado na fileira e com os dois pés quando tiver dois, e sem pisar na linha. Então a criança vai até o último número e depois voltar. Enquanto o participante não sair da regra, a vez vai sendo dele.

Brincar de Pular Corda

brincar de pular cordaPrecisamos de pelo menos três crianças, duas para segurar as pontas da corda e uma ou mais crianças para pular a corda. Enquanto as duas rodam a corda para o mesmo lado, formando assim um circulo, a terceira criança ficará pulando dentro do circulo.
Uma ótima sugestão para essa brincadeira de criança é para a invenção de músicas para empolgar a criança que estiver pulando.

Brincar de Mãe da rua

mãe da ruaEssa brincadeira precisa de pelo menos três crianças, mas quanto mais criança melhor. Na rua, separamos um grupo de criança de um lado da calçada, outro grupo para o outro lado e uma criança no meio da calçada.

Desenhe o que o Mestre Mandar

É uma brincadeira de criança que estimula a imaginação. Recomendada para faixa etária de 5 a 13 anos, ensinando as crianças a interpretarem as outras crianças de acordo com o que elas falam. Além de estimular a imaginação e a criatividade.

Forca

Esse é um jogo que estimula a capacidade de raciocínio das crianças, ajuda no conhecimento de vocabulário e conhecimento da escrita correta das palavras.
Como brincar: uma criança pensa em uma palavra. Em seguida, trace com um lápis em um papel quantas letras possui a palavra que pensou. A outra ou as outras crianças vão tentando adivinhar qual a palavra pensada pelo colega sugerindo as letras.
brincar de forcaCada letra acertada é marcada no riscado correspondente a ela (traços já feitos no início da brincadeira). Cada letra errada desenha-se parte do corpinho de um boneco (cabeça, tronco e membros).
Se o bonequinho for desenhado antes que o colega acerte a palavra o vencedor é a criança que pensou na palavra, senão a criança que sugeriu a letra é que a vencedora.
Invente palavras das mais variadas possíveis e conte com a ajuda do dicionário para escrevê-la corretamente!

Jogo da Velha

Esse é um jogo que estimula raciocínio lógico nas crianças, alem da diversão.
Como brincar: num papel a criança desenha um o formato de uma malha (#). Essa brincadeira é para duas crianças. jogo da velhaCada criança escolhe o símbolo que gostaria de ser, “o” ou “x” e sorteia-se quem ira começar. Cada criança irá marcar o seu símbolo em um quadrado, ora uma criança ora outra. O objetivo é formar uma seqüência de símbolos e a criança que conseguir primeiro a seqüência ganha à brincadeira.
Fique atenta a brincadeira e as possibilidades de criar as sequências!

Escrever com letras trocadas

Brincar com as letras, além de estimular a imaginação e criatividade, ajuda no aprendizado da escola.brincar com letras trocadas
Como brincar: pense em uma palavra e escreva-a no papel com as letras embaralhadas. Um coleguinha tentara adivinhar o que está escrito reescrevendo com as letras na ordem correta.
Procure brincar com palavras variadas e também conte com a ajuda do dicionário para trabalhar com as letras corretas!


VIVO OU MORTO



Uma brincadeira que a criançada adora é a do VIVO ou MORTO. Nela nós iremos trabalhar com os sons agudo e grave.
É bom antes de iniciar a brincadeira, que você  faça demonstrações para as crianças  das diferenças entres os dois tipos de som.
Não precisa necessariamente usar um instrumento musical , pode ser realizado também com a voz.
Você pode combinar com a turma que quando ouvirem o som AGUDO , eles ficam vivos , e, quando ouvirem o som GRAVE, eles morrerão...ou vice-versa.
A criançada se diverte bastante e com certeza você, professor, também se divertirá...


QUAL É A MÚSICA?

Separe a turma em dois grupos. Entregue um apito a cada grupo. Comece a cantar uma música que as crianças conheçam e pare de repente. O grupo que souber completar deve apitar e continuar a música. Uma criança escolhida pelo grupo deve cantar o restante da música. Caso a criança erre a letra , deve pagar uma prenda e passar a vez para o outro grupo.

Objetivos : Desenvolver a atenção e a musicalidade.


SOBRE BRINCAR E APRENDER
Vivemos em uma era em que tudo é tecnológico e de fácil acesso, informações rápidas e novas entram em nossos lares e em nossas vidas todos os dias. Mas como seres humanos capazes de se reinventar, mudar e se adaptar as situações, todos os dias nos renovamos e não podemos deixar para trás alguns aspectos importantes principalmente os que fizeram parte da nossa infância, como os jogos e as brincadeiras, eu me lembro claramente dessa época e como era gostoso compartilhar, descobrir, pertencer á alguma coisa.
As brincadeiras existem há muitos anos e sempre com fundo educacional, e como principais agentes na educação infantil vejo grande  importância na inclusão da brincadeira na educação infantil. Através da brincadeira nos aproximamos do universo infantil e possibilitamos a essa criança a descoberta do mundo e das pessoas, já que nos jogos proporcionamos o uso da imaginação, o contato físico, manipulação de objetos, etc.
As brincadeiras servem como método de avaliação e uma forma de estabelecer regras, limites e um conjunto de valores culturais e morais que são transmitidos as crianças, identificando não só uma personalidade mais um grupo e suas variadas culturas. Observando as ações e as particularidades de cada criança, levantamos informações sobre a sua personalidade e seu comportamento no meio em que vive. Ao jogar a criança se depara com o ganhar e perder, o dividir, a troca de idéias, o cooperar, desenvolvendo seu raciocínio e a construção do seu conhecimento cientifico.
E com base nessas idéias meu desejo de ensinar brincando aumenta cada vez mais, por que é na escola onde a criança vive grande parte da sua vida, a brincadeira já faz parte do universo da criança seja na escola ou no seu meio social, todas as crianças brincam, porque brincar é envolvente, interessante e informativo.
Em uma pesquisa feita com alguns alunos do ensino médio identifiquei algumas brincadeiras que até hoje fazem parte desse universo lúdico: stop, forca, jogo da velha, amarelinha, telefone sem fio, dança das cadeiras, passa anel, pega vareta, batata quente, adoleta, brincadeiras de roda, três Maria.
Chegando numa conclusão que podem se passar anos ou décadas a brincadeira sempre vai ser um meio de interação entre as pessoas sejam crianças, adolescentes, adultas ou idosas, sempre será um método de unir as pessoas, além, de nos propiciar um aprendizado mais leve e divertido.
Referencias Bibliográficas
MACEDO, Lino de, PASSOS, Norimar C., PETTY, Ana Lucia S. Os Jogos e o Lúdico da aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2005.