sexta-feira, 9 de maio de 2014

SOBRE BRINCAR E APRENDER
Vivemos em uma era em que tudo é tecnológico e de fácil acesso, informações rápidas e novas entram em nossos lares e em nossas vidas todos os dias. Mas como seres humanos capazes de se reinventar, mudar e se adaptar as situações, todos os dias nos renovamos e não podemos deixar para trás alguns aspectos importantes principalmente os que fizeram parte da nossa infância, como os jogos e as brincadeiras, eu me lembro claramente dessa época e como era gostoso compartilhar, descobrir, pertencer á alguma coisa.
As brincadeiras existem há muitos anos e sempre com fundo educacional, e como principais agentes na educação infantil vejo grande  importância na inclusão da brincadeira na educação infantil. Através da brincadeira nos aproximamos do universo infantil e possibilitamos a essa criança a descoberta do mundo e das pessoas, já que nos jogos proporcionamos o uso da imaginação, o contato físico, manipulação de objetos, etc.
As brincadeiras servem como método de avaliação e uma forma de estabelecer regras, limites e um conjunto de valores culturais e morais que são transmitidos as crianças, identificando não só uma personalidade mais um grupo e suas variadas culturas. Observando as ações e as particularidades de cada criança, levantamos informações sobre a sua personalidade e seu comportamento no meio em que vive. Ao jogar a criança se depara com o ganhar e perder, o dividir, a troca de idéias, o cooperar, desenvolvendo seu raciocínio e a construção do seu conhecimento cientifico.
E com base nessas idéias meu desejo de ensinar brincando aumenta cada vez mais, por que é na escola onde a criança vive grande parte da sua vida, a brincadeira já faz parte do universo da criança seja na escola ou no seu meio social, todas as crianças brincam, porque brincar é envolvente, interessante e informativo.
Em uma pesquisa feita com alguns alunos do ensino médio identifiquei algumas brincadeiras que até hoje fazem parte desse universo lúdico: stop, forca, jogo da velha, amarelinha, telefone sem fio, dança das cadeiras, passa anel, pega vareta, batata quente, adoleta, brincadeiras de roda, três Maria.
Chegando numa conclusão que podem se passar anos ou décadas a brincadeira sempre vai ser um meio de interação entre as pessoas sejam crianças, adolescentes, adultas ou idosas, sempre será um método de unir as pessoas, além, de nos propiciar um aprendizado mais leve e divertido.
Referencias Bibliográficas
MACEDO, Lino de, PASSOS, Norimar C., PETTY, Ana Lucia S. Os Jogos e o Lúdico da aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2005.




2 comentários:

  1. Hoje sabemos que as crianças estão realmente trocando as brincadeiras por vídeo games, internet entre outras coisas que a tecnologia vem criando, não é por menos que vemos até mesmo a obesidade infantil crescendo a cada dia...porém acredito que nós como educadores temos realmente que resgatar as brincadeiras antigas que além de tirar as crianças do sedentarismo, estimulam a criatividade e a interação no meio social...amei este blog e acredito que as crianças de antigamente eram bem mais crianças e aproveitavam muito mais a vida. Porém acredito que dá para juntar as atividades de hoje em dia e as brincadeiras de antigamente abrindo assim um leque de escolhas e uma infância muito divertida. Meninas vocês estão de parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente a insegurança , violência e as drogas também fazem com que não deixamos nossos filhos brincarem como nós nas ruas com os amiguinhos e também hoje eles preferem jogar vídeo game e navegar na internet do que brincar com brincadeiras mais antigas e saudáveis e gostosas tínhamos, mais não podemos desistir acho que tudo um pouco dá sim se não na rua levar as crianças para parques e assim estimular mais as brigadeiras simples mais que também ajuda a educar e ter como nós memorias maravilhosa das brincadeiras e dos amigos de infância que são inesquecíveis e levamos para vida toda isso não tem preço.Realmente Parabéns meninas

    ResponderExcluir